Receitas de Flores

Enfeitar a mesa do café, almoço ou jantar com vasos de flores torna a refeição ainda mais agradável. Além de ornamentarem o ambiente, podem ser usadas como ingrediente no preparo de pratos. Rosas, violetas e alfazema são apropriadas para sobremesas. Já a Nasturtium, o conhecido agrião combina melhor com saladas, por seu sabor apimentado. Conheça algumas flores comestíveis:


Flor de Calêndula: Originária da região centro-sul da Europa e da Ásia. Na idade média, a calêndula era cultivada nas hortas, desidratada e usada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As pétalas desta flor são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz em substituição ao açafrão.


Amor-Perfeito: Nativa da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito já se espalhou pelo mundo inteiro. É conhecido também como a flor da "divina trindade" por apresentar três cores. Conta com propriedades diuréticas e pode ser usado em saladas ou sobremesas.


Flor de Borrago: Planta anual nativa do norte da África. Desde tempos antigos o Borrago é conhecido por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. As flores são comestíveis e freqüentemente utilizadas em saladas ou ainda glaçadas e utilizadas em bolos e sobremesas. O borrago deve ser sempre utilizado fresco. Seco perde suas propriedades.


Se optar por flores comestíveis, procure adquirir o produto em lojas especializadas. Mas se preferir flores cultivadas em jardins, não se esqueça de tomar alguns cuidados. O importante é comprar as flores específicas para o consumo, pois a flor cultivada para decoração nem sempre é adequada para comer. Procure se informar se elas não foram cultivadas com agrotóxicos. Selecionamos em nosso site, algumas receitas que levam flores no preparo e outras nas quais elas servem apenas para embelezar a comida. Confira:


Salada de macarrão com chaguinha


Ingredientes:


10 flores de chaguinha - 1 cenoura em rodelas ligeiramente cozidas

1 funcho - 100g de ervilhas cozidas - 150g de maionese

150g de ricota - 50g de alcaparras - 50g de azeitonas verdes sem caroço - sal - pimenta-do-reino - 500g de macarrão.


Modo de preparar:


Misturar a ricota com a maionese até ficar um molho bem cremoso. Juntar as rodelas de cenoura, o funcho em pedaços pequenos, a ervilha, as azeitonas, as alcaparras. Verificar o sal. Cozinhar o macarrão e deixar esfriar. Misturar o molho com o macarrão e colocar em uma travessa. Polvilhar com pimenta-do-reino. Enfeitar com as flores de chaguinha.


Macarrão com flores de brinco-de princesa


Ingredientes:


Flores de brinco-de-princesa a gosto - 500g de macarrão tipo farfalle

40ml de azeite de oliva - 6 cubinhos de bacon - 6 dentes de alho picados

5 tomates, sem sementes, picados em pedaços grandes

1/2 maço de salsinha picada - 1/2 maço de cebolinha picada - pimenta-do-reino - sal.


Modo de preparar:


Aquecer o azeite em uma frigideira e fritar o bacon. Acrescentar o alho picado, mexendo sempre. Juntar o sal. Colocar o macarrão já cozido, mas quente, em uma tigela grande. Juntar a mistura da frigideira os tomates, a salsinha e a cebolinha. Misturar tudo muito bem, acertar o sal, polvilhar com pimenta-do-reino. Enfeitar com as flores de brinco-de-princesa.


Salada de tomate, queijo e amores-perfeitos


Ingredientes:


4 tomates - 200g de queijo mozarela - 1 punhado de flores de amor-perfeito

sal - 5g de mostarda amarela - pimenta-do-reino - cebolinha verde picada

20ml de vinagre de vinho branco - 30ml de azeite de oliva.


Modo de preparar:


Misturar muito bem o azeite, o vinagre, o sal, a pimenta-do reino e a mostarda. Em uma travessa espalhar os tomates cortados em rodelas e o queijo mozarela ralado grosso e sobre isso espalhar a cebolinha verde picada. Temperar com a mistura do azeite e o vinagre. Em cima de tudo, espalhar as flores inteiras.


Salada Primavera


Ingredientes:


Folhas tenras de espinafre - Folhas do coração da alface

Cogumelos (champignon) frescos tamanho médio - Uvas passas - Miosótis (flor)


Modo de Preparar:


Misture as folhas de espinafre com as folhas de alface, cogumelo fresco e as uvas passas, coloque em uma saladeira e decore com o miosótis. Como você pensou, Miosótis são flores comestíveis, deliciosas e altamente decorativas. Sirva a salada acompanhada de um molho com azeite, sal, e duas pitadas de ervas de Provance.


Codornas com pétalas de rosas


Ingredientes:


12 rosas vermelhas - 12 castanhas - 2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de fécula de milho

2 gotas de essência de rosas - 2 colheres de sopa de anis

2 colheres de sopa de mel - 2 alhos - 6 codornas - 1 flor de cacto


Modo de Preparar:


Desprender as pétalas de rosa e reservar. Temperar as codornas com pimenta e sal a gosto e dourá-las na manteiga. Moer as pétalas juntamente com o anis em um pilão. Dourar as castanhas e depois de descascá-las, cozê-las em água e preparar um purê. Picar os alhos bem fininhos e fritá-los na manteiga. Acrescentar a eles o purê de castanhas, o mel, a flor de cactos, as pétalas no anis e sal a gosto. Para que esse molho fique mais espesso, pode-se acrescentar duas colheres de fécula de milho. Por último, passa-se tudo em uma peneira e acrescenta-se apenas duas gotas de essência de rosas. Quando estiver no ponto, retira-se do fogo. As codornas então são submergidas nesse molho por dez minutos e retiradas. Coloca-se as codornas em uma travessa decorada com uma rosa inteira ao centro e pétalas dos lados ou podem ser servidas em pratos individuais acompanhadas do molho.


Salada de Flores


Ingredientes:


1 alface crespa inteiras - 10 folhas de repolho roxo fatiados

1 cenoura ralada no ralo grosso - 1 xícara de funcho fatiado

flores para decorar MOLHO: - 3 colheres de sopa de azeite

suco de 1/2 limão - 1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico

sal - pimenta do reino moida na hora.


Modo de Preparar:


Arrumar numa saladeira a base com as folhas de alface. Colocar como um círculo o repolho roxo. Num círculo menor a cenoura ralada e no centro, um montinho com o funcho picado. Decorar com as flores a gosto e servir o molho a parte.


Salpicão Rosa


Ingredientes:


2 beterrabas raladas no ralo grosso - 2 cenouras raladas no ralo grosso

2 xícaras de funcho fatiado - 1 xícara de batata palha de pacotinho

Molho: - 1/2 xícara de creme de leite - 1/2 xícara de maionese

1 colher de sopa de mostarda - 1 colher de sobremesa de molho inglês - sal e pimenta a gosto


Modo de Preparar


Misturar todos os ingredientes em uma saladeira e decorar com as flores a gosto.


Salada verde com flores


Ingredientes:


1 pé de alface americana - 1 endívia (ou escarola)

1 radicchio cortado em tirinhas (ou repolho roxo) flores comestíveis

4 colheres (sopa) de azeite 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (aceto balsâmico) ou vinagre de vinho tinto

sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto


Modo de Preparar:


Distribua as folhas em pratos individuais. Coloque primeiro a alface americana, em seguida as endívias e, por último, o radicchio. Espalhe as flores sobre os pratos e reserve. Misture o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino.

www.ivonefloricultura.com.br - Todos os direitos reservados
© Copyright 2006-2011 - Ivone Floricultura

Tele Entrega: (73)3294-1222
Desenvolvido por: Digital DW